Terceiro Ano

A química orgânica estuda das substâncias que constituem a matéria viva e dos compostos resultantes das suas transformações, ou resumidamente, é um ramo da química que estuda os compostos de carbono.
Jacob Berzelius
Jacob Berzelius
Inicialmente pensava-se que a síntese de substâncias orgânicas só era possível com a interferência de organismos vivos (animais, vegetais, bactérias, etc.), teoria proposta em 1807 por Jöns Jacob Berzelius. Ela baseava-se na idéia de que os compostos orgânicos precisavam de uma força maior (a vida) para serem sintetizados, esta teoria ficou conhecida com “Teoria da Força Vital”. Nesse mesmo século, Lavoisier percebeu que todos os compostos organicos descobertos até então, continham um átomo de carbono (mas nem todo composto com carbono é orgânico).
Porém em 1828, Friedrich Wöhler conseguiu criar uréia em laboratório, somente aquecendo o cianato de amônio (CH4CNO):
CH4CNO —–> (NH2)2CO
Friedrich Wöhler
Friedrich Wöhler
A partir dessa descoberta de Wöhler, muitos outros materiais orgânicos foram sendo criados em laboratório, derrubando definitivamente com a Teoria da Força Vital, e com isso, a designação “orgânico” perdeu o sentido. Hoje em dia, prefere-se a designação de compostos de carbono à compostos orgânicos, visto que este elemento é comum a todos eles e é, em parte, responsável pelas suas propriedades. Contudo, como foi dito anteriormente, nem todos os compostos que possuem o elemento carbono são incluídos no grupo dos compostos de carbono/compostos orgânicos.
A facilidade com que os átomos de carbono formam ligações covalentes (simples, duplas ou triplas) com outros átomos de carbono ou com átomos de outros elementos explica o número e a variedade de compostos orgânicos existentes. Os compostos orgânicos podem ser agrupados e classificados de acordo com a presença de determinados grupos de átomos nas sua moléculas (os grupos funcionais), grupos esses que são responsáveis pelo comportamento químico dessas famílias de compostos orgânicos. Qualquer composto orgânico é constituído por uma cadeia carbonada não reativa, “o esqueleto” e por uma parte reativa, o grupo funcional.






 Hidrocarbonetos (Química orgânica). Exercícios com resposta.
Hidrocarbonetos são compostos formados exclusivamente por carbono e hidrogênio. A fórmula geral dos hidrocarbonetos é CxHy. Sendo que x representa o número de átomos de carbono e y é o número de átomos de hidrogênio.

Os hidrocarbonetos se dividem em: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos e hidrocarbonetos aromáticos.
Alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, isto é, que têm cadeias abertas e apresentam apenas ligações simples entre carbonos, por exemplo, fórmula estrutural CH3—CH3 e a fórmula molecular é C2H6.
Fórmula Geral: CnH2n+2. A incógnita n representa o número de átomos de carbono.
Os alcanos são os formadores do petróleo e do gás natural.
Alcenos são hidrocarbonetos acíclicos ( cadeia aberta) contendo uma única ligação dupla em sua cadeia carbônica ( insaturado), por exemplo, fórmula estrutural CH2=CH2 e a fórmula molecular é C2H4.
Fórmula Geral: CnH2n.
Os alcenos estão presentes nos sacos plásticos, toalhas de mesa e outros compostos que são constituídos de éteno.
Alcinos são hidrocarbonetos acíclicos ( cadeia aberta) contendo uma única ligação tripla em sua cadeia carbônica (insaturado).
Fórmula Geral: CnH2n-2.
A partir dele são produzidos muitos derivados, que servem como matérias- primas para indústrias de plásticos, fios têxteis e borrachas sintéticas.
Alcadienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta (acíclicos), contendo duas ligações duplas entre carbonos ( insaturado), por exemplo, fórmula estrutural CH2 = C = CH – CH2 – CH3.
Fórmula Geral: CnH2n-2.
Com esse hidrocarboneto podemos formar a borracha natural.
Cicloalcanos são hidrocarbonetos cíclicos que possuem pelo menos uma cadeia carbônica fechada. Na indústria do petróleo, eles são chamados de hidrocarbonetos naftênicos.
Fórmula Geral: CnH2n.
Os ciclanos ( cicloalcanos) existem ,em quantidades maiores ou menores, nos petróleos de várias regiões do mundo. E também é usado como solvente e removedor de tintas e vernizes, além de servir como ponto de partida para a fabricação de produtos industriais importantes, como o náilon.
Cicloalcenos são hidrocarbonetos de cadeia cíclica ( cadeia aberta) contendo uma única ligação dupla entre carbonos.
Ele é muito útil na formulação de remédios, na área da medicina.
Fórmula Geral: CnH2n-2.
Hidrocarbonetos aromáticos são os que possuem um ou mais anéis benzênicos em sua molécula, para ser anel benzênico tem que ter 6 átomos de carbono realizando ligações simples e duplas alternadas, por exemplo, Anel benzênico .
Fórmula Geral: CnH2n-6.
Exemplos de hidrocarbonetos aromáticos são encontrados em: óleos de baleia, casca de árvores e carvão mineral.