CURIOSIDADE
Quem nunca ganhou uma pulseirinha de néon enquanto estava em uma festa?! Tem de todas as cores, animam a festa, mas depois de algumas horas elas perdem seu brilho. Porque isso acontece? Como funciona a pulseira de neon?
As pulseiras de neon, ou Lightstick, são bastões de plástico preenchidos com uma solução química (corante e um derivado do éster de fenil oxalato, também denominado Cyalume). Dentro dessa solução, existe um ampola de vidro que contem uma outra solução (peróxido de hidrogênio concentrado a 35%). Quando a pulseirinha é dobrada você esta nada mais nada menos que quebrando a ampola de vidro e misturando as duas soluções. Essa reação que ocorre ao juntar das duas soluções é chamada de: “quimiluminescência”. (A pulseirinha contém basicamente luminol e água oxigenada. A reação que ocorre é a oxigenação do luminol).
Essa quimiluminescência é uma reação com muita energia em forma de luz e não emite pouquíssimo calor. O tempo de brilho varia de 4 a 6hrs, porem depende também das condições do local. Por exemplo: um local com alta temperatura, a pulseira brilha forte e por pouco tempo. Já em um local frio, ela tem pouco brilho e dura mais tempo.
Uma vez iniciada a reação química das soluções em seu interior, a pulseira não “desliga” mais, pois a reação continua até se esgotar e parar de emitir luz. Existem pessoas que acreditam que deixar a pulseira dentro da geladeira fará com que ela brilhe novamente, mas isso não é verdade, a única coisa que acontece é que você estará retardando a reação, e não “recarregando” a pulseira.