Curiosidades




          Os isômeros geométricos (cis e trans) diferem entre si principalmente em suas propriedades físicas, e mesmo em algumas propriedades químicas. Um fato de interesse biológico é que alguns destes isômeros podem apresentar comportamento fisiológico diferente. Existem vários exemplos desse comportamento, mas vamos nos limitar a dois casos de aplicação destas propriedades.

Feromônios
          Os feromônios são compostos emitidos por um animal para atrair outro da mesma espécie e de sexo oposto, ou para demarcar territórios, e são usados para manter comunicação entre animais da mesma espécie. Um dos tipos de feromônios são os atraentes sexuais de insetos que facilitam sua reprodução. No entanto, essa capacidade de atrair sexualmente as fêmeas ou os machos pode ser utilizada também para controlar a disseminação de uma espécie.
          Um exemplo de atraente sexual secretado pelas fêmeas da mosca doméstica é o cis-9-tricoseno, cujo isômero trans não apresenta a mesma propriedade.




cis-9-tricoseno


          Uma das maneiras de dificultar a proliferação desses animais é produzir esse isômero em laboratórios e usa-lo como isca para atrair moscas-macho para uma armadilha. Esse processo de controle apresenta muitas vantagens, tanto econômicas como ecológicas, pois é mais barato que os inseticidas e além de não causar problemas ao meio ambiente, é inofensivo ao ser humano e a outros animais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário